Este é uma empresa que provavelmente dispensa apresentações, no entanto, nestas primeiras linhas vamos dar a conhecer um pouco da sua história e do seu crescimento ao longo dos anos, e posteriormente daremos então a conhecer informações relevantes acerca de valores de investimento, royalties, ligações úteis para entrar em contacto com a administração da empresa, etc.
A Havaianas foi fundada em meados do início da década de 60, tendo sido o primeiro chinelo de dedo a ser fabricado e comercializado no mercado brasileiro, fruto de uma inspiração em um chinelos semelhantes japoneses. Já o seu nome, como é fácil entender, foi fruto de inspiração na ilha do Havai, onde o clima tropical tem tudo a ver com o espírito e o design do chinelo. As Havaianas foram logo um sucesso desde o primeiro ano de fundação, e à época, o produto foi tão bem aceite que se começaram a fabricar mais de um milhar de chinelos por dia, calçados por todo o tipo de pessoas de todos os extractos sociais. O ritmo de vendas foi-se mantendo durante os anos seguintes, e já no final da década de 80, a empresa atingia o seu pico de vendas, com quase 100 milhões de pares vendidos em apenas um ano. A partir de mais ou menos essa data, a empresa decidiu então inovar para manter os índices comerciais elevados, tendo iniciado então a produção de chinelos com outros formatos, com design mais arrojado, mais fashions, de forma a agregar outro valor ao produto, captar ainda mais consumidores e gerar ainda mais vendas. Já nestes novo século, as datas relevantes foram então o ano de 2001, quando a empresa começou a exportar para fora da América do Sul, nomeadamente para a Europa, e com grande sucesso, e o ano de 2008 como data de início da expansão através do modelo administrativo de franquias.
Em seguida, passamos então a mencionar alguns dados importantes sobre as franquias da Havaianas:
- iniciou a sua expansão através deste modelo no ano de 2008 e actualmente conta já com cerca de 200 parceiros franqueados.
- a taxa de franquia exigida pela empresa é de cerca de 40.000 reais,um valor aceitável tendo em conta a dimensão nacional e internacional da marca.
- o valor mais elevado é o necessário para abertura da unidade, podendo ir dos cerca de 200.000 reais até aos cerca de 400.000.
- somados estes dois valores, podemos então concluir que para abrir uma franquia Havaianas, o investimento necessário situa-se entre 250.000 e 450.000 reais.
- a empresa cobra um valor de 2% da facturação média mensal para fundo de propaganda, e não cobra taxa de royalties, ao contrário de quase todas as franquias.
- a facturação média mensal de uma unidade franqueada da Havaianas é de cerca de 100.000 reais, e o retorno do investimento dá-se em média, ao fim de cerca de 2 a 3 anos de actividade.
- a empresa já é obviamente associada da Associação Brasileira de Franquia, e tem também obviamente selo de excelência atribuído por esta associação.
Para obter mais informações sobre as franquias de sucesso das Havaianas, queira por favor visitar o portal da empresa seguindo esta ligação, e preenchendo o formulário, de forma a que a administração da empresa possa analisar o seu perfil de empreendedor.
Antes de terminar, deixamos ainda um vídeo com uma reportagem sobre a empresa e as suas franquias, produzida pela conceituada revista de negócios Exame.
E por hoje é tudo. Como sempre esperamos que tenha gostado da pubicação. Caso tenha alguma dúvida em que possamos ajudar, já sabe que pode entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação. Prometemos, com a maior brevidade possível, responder à sua solicitação.
Até à próxima.
É impressionante como as sandálias Havaianas, inicialmente utilizada apenas pelas classes D e E, viraram um símbolo da cultura brasileira. Um verdadeiro case de sucesso! Parabéns pelo artigo!
ResponderExcluirQuem se interessar por outras franquias de sucesso, acessem o link: http://www.franquiasdesucesso.blog.br/franquias-de-sucesso-2013/