Como montar uma franquia

No artigo de hoje vamos abordar uma temática dirigida não a potenciais franqueados mas sim a potenciais franqueadores. Muitos dos nossos leitores encontram o nosso espaço em busca de franquias baratas para investir, ou seja, pretendem ser franqueados. Mas no artigo de hoje vamos discorre um pouco sobre o ponto de vista do franqueador, e vamos tentar dar a conhecer os principais passos necessários sobre como montar um franquia.

Antes de mais, para montar uma franquia é necessário ter um empresa. Na eventualidade de esta ainda não existir, possivelmente o processo de montar um rede de franquias será mais fácil pois pode-se elaborar o plano de negócios já a pensar no modelo de expansão através deste regime. Se ela já estiver criada e em funcionamento, com mais ou menos sucesso, haverão sempre alguns ajustes a fazer de forma a que a sua empresa possa tornar-se em um parceiro apetecível para investidores e empreendedores brasileiros e internacionais.

Antes de passarmos a abordar as características necessárias para montar a sua franquia, convidamos o nosso leitor a ler um artigo que escrevemos à algum tempo onde fizemos uma pequena lista de vantagens das franquias sob o ponto de vista do franqueador. Muito resumidamente a grande vantagem deste modelo de administração e gestão, é que facilita o processo de expansão na eventualidade de a empresa ser um alvo apetecível para empreendedores, sendo que, além disso, e comparativamente a um modelo de expansão assente em lojas próprias, o investimento é muito mais reduzido, bem como os custos de manutenção dos pontos de venda, já que estes vão ser todos suportados pelo franqueado.


montar franquia


Mas passemos à frente, afinal, como montar uma franquia?! A resposta a esta pergunta, é a informação que vai poder ler nas próximas linhas deste artigo.

Para montar uma franquia, o processo é extremamente simples e fazer com que esta tenha sucesso não requer um grande investimento. Acima de tudo, o sucesso de uma franquia, actualmente, e com a grande saturação de praticamente todos os sectores de negócio, depende e muito do produto ou serviço que a sua empresa oferece ou vai oferecer. Se este é um produto inovador que traz valor acrescentado ao mercado, então, fazer com que a sua franquia seja um sucesso, será muito mais fácil. Ainda assim, há aspectos que têm que ser implementados e que são muito importantes para que a expansão da sua empresa através deste modelo alcance níveis positivos. Em seguida, passamos a listar alguns:


  • Simplificação dos métodos de produção
  • Simplificação dos métodos de comercialização
  • Simplificação dos métodos de gestão
  • Simplificação dos métodos de administração
  • Simplificação dos métodos de prestação do serviço
  • Criação de imagem com forte cunho identitário
  • Projecto arquitectónico do ponto venda standardizado
  • Projecto arquitectónico do ponto de venda com forte cunho identitário


Além da qualidade do produto comercializado/serviço prestado, estas são as principais características que fazem uma franquia distinguir-se das outras e alcançar níveis de sucesso maiores. Como pode reparar o nosso leitor, grande parte do sucesso passa pela simplificação de processos, pois, como a empresa terá vários pontos de venda que não serão administrados pela mesma equipa de gestão, este aspecto é muito importante para fazer permanecer o cunho identitário da empresa.

Depois disto, a segunda fase do processo de como montar uma franquia, é a que provavelmente requer um investimento maior pois é necessário dar a conhecer a sua franquia a empreendedores e investidores brasileiros, e a melhor forma de o fazer, é através de publicidade em publicações online e offline do género, além de outras publicações relacionadas com empreendedorismo, inovação, ideias de negócio, etc. Dê a conhecer a essa público alvo a sua empresa, o serviço prestado ou o produto vendido, as mais valias de ser seu parceiro, os valores de investimento, taxas de publicidade, e royalties, etc, e aguarde porque surjam interessados.

De uma forma muito simples, são estes os passos a dar para montar um franquia. Existem outros aspectos não menos importantes a ter em conta, como preços dos produtos, valores de investimento, localização dos pontos de venda, etc, e em um próximo artigo iremos tentar abordar todas essas questões.

Se porventura estiver interessado em montar uma franquia mas não dispõe de capital financeiro para o fazer, existem linhas de crédito próprias para estes casos, e em um artigo recente já demos a conhecer o credito para franquias da Caixa, que dispõe de produtos tanto para franqueados como para franqueadores. Siga a respectiva ligação para ficar a conhecer mais sobre esses produtos!

Até à próxima!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário