A Livraria Nobel foi fundada em meados da década de 40 na cidade de São Paulo, e rapidamente caiu na simpatia dos habitantes da região, tendo posteriormente ampliado o seu negócio para uma região universitária, ganhando com isso também o reconhecimento dos jovens estudantes. Mas o grande "boom" da empresa, veio já na década de 90 quando os seus administradores decidiram apostar na expansão da empresa através do regime de franquias. Desde essa data, a Nobel nunca mais parou, e em pouco mais de uma década expandiu-se com mais de cem unidades franqueadas, não só a nível nacional mas também internacional, em continentes como África e Europa. Dado este grande salto e feita a internacionalização que lhe valeu à época o título de maior rede de franquias brasileira, a empresa não se acomodou e decidiu inovar ainda mais, desta vez no sentido de oferecer novos produtos e serviços aos seus clientes, tendo para isso criado o conceito de Mega Loja, que além de livros, vende também muitos outros artigos relacionados com música e cinema, artigos de papelaria, etc. A empresa ganhava assim uma dimensão bastante considerável, entrava na categoria de franquias de sucesso a nível mundial, e oferecia uma vasta gama de produtos, mas para fazer crescer ainda mais a rede, e já no início do século XX foi então criado outro conceito que viria a impulsionar ainda mais o crescimento da rede: as lojas de conveniência de pequenas dimensões, um modelo que anos mais tarde, e mais recentemente, contribuiu ainda mais para que a empresa fosse considerada a melhor rede de franquias a nível nacional no seu segmento, por vários anos consecutivos.
Em seguida passamos a mencionar algumas das características e informações relevantes a ter em conta, desta que é uma das maiores franquias de sucesso do mercado brasileiro, e sem dúvida um case study a nível nacional e internacional ao nível de planeamento e expansão do negócio.
- empresa com mais de meio século no mercado, algo extremamente positivo pela credibilidade e simpatia que transmite aos brasileiros.
- iniciou o seu processo de expansão de franquias no início da década de 90 e conta actualmente com uma rede de cerca de 200 franqueados.
- a sua expansão a nível internacional já se deu há vários anos, onde tem cerca de 30 unidades em Países como Portugal, Angola ou Espanha.
- opções de investimento que vão desde os cerca de 50 mil reais até um milhão, dependendo do conceito de loja que pretender.
- os royalties são de cerca de 2500 reais mensais e a taxa de propaganda de cerca de 500 reais também mensais.
- a facturação média mensal de uma unidade franqueada da Nobel situa-se na ordem dos 100.000 reais mensais.
- o retorno de investimento dos franqueados da empresa, dá-se, em média, ao fim de cerca de dois anos e meio de actividade.
- foi considerada, no ano de 2012, e pela 5ª vez consecutiva, a melhor rede de franquias brasileiras na categoria lazer.
- considerada igualmente por cinco anos consecutivos, a melhor rede de livrarias em todo o Brasil.
Esta é sem dúvida uma das franquias brasileiras de maior sucesso e uma excelente oportunidade de investimento, tanto para empreendedores com poucos recursos, como para outros com maior capacidade de investimento. Investir na Nobel, nos dias de hoje, é investir numa marca segura, credível, com uma enorme visibilidade junto dos seus potenciais consumidores, e com um sentimento de afecto bastante grande com o povo brasileiro. Para mais informações sobre as condições de parceria, sobre o treinamento oferecido e sobre as oportunidades de negócio existentes, visite o portal da Livraria Nobel seguindo esta ligação, e se necessário utilize os formulários de contacto existentes para tirar todas as suas dúvidas junto da administração.
Em seguida, e para que possa conhecer ainda melhor a empresa, deixamos um vídeo com um depoimento de um franqueado parceiro da rede já há mais de 15 anos:
Por hoje é tudo, antes de terminar-mos deixamos ainda duas ligações úteis, uma com uma lista de algumas franquias de sucesso nacionais e internacionais que considerámos poder ser boas apostas no mercado brasileiro, e uma outra de um conhecido portal de empreendedorismo, onde em formato de vídeo poderá ver alguns depoimentos de especialistas a dar dicas de como escolher e ter uma franquia de sucesso.
Esperamos que com esta publicação possamos ter ajudado de alguma forma os nossos leitores. Caso tenha alguma dúvida já sabe que pode e deve entrar em contacto connosco, bastando para isso utilizar o formulário de comentários que se encontra no final deste artigo. Prometemos, com a maior brevidade possível, tentar responder às suas questões.
Até à próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário