Fundada a meio da primeira década deste século, mais precisamente no ano de 2005, a AFRA tem vindo a organizar diversos eventos e conferências de forma a promover as boas práticas no sector, bem como a participar nos maiores eventos de franquias no Brasil, ou a organizar vários concursos onde são atribuídos prémios às franquias que estão presentes no mercado com os princípios e metodologias que a AFRA considera ser os mais adequados ao nível da sustentabilidade e da responsabilidade social. Dos prémios que atribui, destaque para o que premeia, em parceria com a Associação Brasileira de Franquias, as empresas que apresentam índices de preocupação social mais elevados, que já vai para a sexta edição, e para o qual já concorreram mais de uma centena de franquias, das quais, cerca de 1/3 foram premiadas. Mais recentemente, mais precisamente no início desta nova década, deu início à organização de um programa que tem por objectivo sensibilizar todas as empresas do sector, para o aquecimento global, premiando aquelas que menos contribuem negativamente para o ambiente.
Além disso, a AFRAS disponibiliza ainda, no seu portal online, um conjunto muito útil de artigos informativos sobre as melhores práticas, e em seguida, passamos a mencionar alguns dos mais relevantes, que poderá ler visitando o portal da associação:
- A felicidade nas empresas
- A rota da sustentabilidade no futuro
- As melhores iniciativas no sector ao nível da sustentabilidade
- O papel da educação no futuro mais sustentável
- Prosperidade e sustentabilidade de mãos dadas
- Os novos paradigmas da mobilidade nas cidades
- Emoção, marketing e sustentabilidade
- Franquias de baixo carbono
- A sustentabilidade no comércio em geral
- As vendas e a sua relação com a sustentabilidade
- Franquias de 6ª geração
- É possível um capitalismo sustentável
- As franquias de baixo carbono
- O modelo de franquias e a responsabilidade social
- O planeamento de um negócio sustentável
- O pleno emprego e a sustentabilidade
- Pequenos negócios em uma economia de baixo carbono
- Percepção do consumidor: o recado está dado
- Introdução à responsabilidade social nas franquias
- Introdução à sustentabilidade nas franquias
Para todos os franqueadores, franqueados, e até trabalhadores do sector, que se preocupam com o meio ambiente, estes são artigos bastante completos e elucidativos, que o ajudarão a ser um empresário ou trabalhador mais sustentável. Obviamente que, tanto um trabalhador como um franqueado, não tem tanto poder na mão para transformar a empresa numa mais sustentável, pois esse poder está praticamente todo nas mãos de quem cede a franquia, no entanto, quanto mais pessoas estiverem sensibilizadas para estes factores, maior será também a procura por franquias do género, e mesmo os que não se preocupam actualmente com isto, no futuro terão que mudar as suas mentalidades se realmente pretendem ter sucesso e ver a sua empresa crescer.
Se desejar obter mais informações sobre a AFRAS, os seus parceiros, algumas das empresas associadas, as franquias premiadas, ou se desejar associar-se à mesma, visite o portal da empresa seguindo esta ligação, e visite a secção destinada a novos associados, para obter mais informações sobre como deve proceder.
Esperamos que este artigo possa ser útil para todos os empresários, empreendedores e investidores brasileiros, e que de alguma forma os sensibilize para uma sociedade mais sustentável e responsável, tanto com o ambiente, como com os trabalhadores e os consumidores. Caso tenha alguma dúvida já sabe que poderá entrar em contacto connosco através do formulário de comentários que se encontra no final desta publicação, ou enviando um email para o nosso endereço de correio electrónico que pode encontrar na barra lateral desta página. Prometemos, dentro dos possíveis, ser breves e esclarecedores a responder às suas solicitações.
Até à próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário